<strong>As Histórias em Quadrinhos da Turma da Mônica como Ferramentas para a Inclusão Escolar<strong>

Autori

  • Giuliano Tosin
  • Gisele Salgado Franco
  • Melissa Tiemi Hayashida
  • Bianca Rodrigues Oliveira

Parole chiave:

Inclusão social, Inclusão escolar, História em quadrinhos.

Abstract

O presente trabalho trata da inclusão social representada nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa. É abordada a inclusão no ambiente escolar a partir de um estudo de caso do Projeto Inclusão, iniciativa desenvolvida na rede pública municipal de ensino de Atibaia, que usava os quadrinhos da Mônica para auxiliar na interação entre alunos portadores de necessidades especiais e as outras crianças. A partir de estudos bibliográficos e de pesquisa de campo, foi possível observar como os professores do projeto utilizaram os quadrinhos de maneira a beneficiar a integração entre todas as crianças, ensinando-as a fazer associação com acontecimentos sociais e ampliando os elementos que auxiliam no seu aprendizado.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BERSCH, Rita; BROWNING, Nádia; SCHIRMER, Carolina R.; MACHADO, Rosângela. Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Física. SEESP / SEED / MEC: Brasília (DF), 2007.

CAMPOS, Maria de Fátima; LOMBOGLIA, Ruth. HQ: uma manifestação de arte. In: LUYTEN, Sônia M (Org.). História em quadrinhos: leitura crítica. São Paulo: Edições Paulinas, 1985.

CORRER, Rinaldo. Deficiência e Inclusão Social. Florianópolis: Edusc, 2003.

DUTRA, Claudia Pereira. Educação Inclusiva: atendimento educacional especializado para a deficiência mental. MEC / SEESP: Brasília (DF), 2006.

MANTOAN, Maria Tereza. Compreendendo a deficiência mental: novos caminhos educacionais. São Paulo: Scipione, 1989.

MARTÍNEZ, Albertina; TACCA, Maria Carmen. Possibilidades de aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência. Campinas: Alínea, 2011.

MENDONÇA, João Marcos Parreira. Traço a traço, quadro a quadro: a produção de histórias em quadrinhos no ensino da arte. Belo Horizonte: C/Arte, 2008.

MIRANDA, Carlos; RIGOTTI, Gabriela. Imagens e Educação/ Estudos. São Paulo: Fiuza, 2006.

NOVAES, Maria Helena. Adaptação escolar. Petrópolis: Vozes, 1975.

RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro; BARBOSA, Alexandre; RAMOS, Paulo; VILELA, Túlio. Como usar histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2012.

SKLIAR, Carlos. A pergunta pelo outro da língua In: Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.

Pubblicato

2017-06-12

Come citare

Tosin, G., Franco, G. S., Hayashida, M. T., & Oliveira, B. R. (2017). <strong>As Histórias em Quadrinhos da Turma da Mônica como Ferramentas para a Inclusão Escolar<strong>. MOMENTUM, 1(14), 155–169. Recuperato da https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/12

Fascicolo

Sezione

Artigos