<strong>Origens e Evolução do Marketing: Um Estudo sobre as Influência das Correntes Teóricas no Ensino do Marketing no Brasil<strong>

Auteurs-es

  • Orlando Isidoro Loureiro

Mots-clés :

Origens do marketing, Teoria em marketing, Escolas de pensamento em marketing

Résumé

Este trabalho teve como objetivo geral investigar as infl uências de duas diferentes correntes teóricas do marketing na docência da disciplina em instituições brasileiras de ensino superior. O estudo foi estruturado, por meio de pesquisa bibliográfi ca propiciando informações para a elaboração de dois relevantes aspectos: a abordagem americana e européia a respeito do marketing. A segunda etapa foi à pesquisa realizada a partir da bibliografi a adotada para as disciplinas de marketing lecionadas no curso de administração de empresas, por onze instituições brasileiras de ensino superior. Os resultados da pesquisa apontaram para a corrente teórica americana como a que exerce maior infl uência na docência do marketing em instituições brasileiras de ensino superior.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AILLONI-CHARAS, Dan. Promotion: a guide to eff ective promotional planning, strategies, and executions. New York: John Wiley & Sons, Inc, 1984.

BAKER, M. J. Marketing: philosophy or function? In: BAKER, M. J. Marketing theory. London: Th omson, p. 1-19, 2000.

BARTELS, R. Marketing theory and metatheory. Homewood: Irwin, 1970.

BENNETT, Peter D. Marketing. New York: McGraw-Hill Book Company, 1988.

BOOMS, B. H.; BITNER, M. J. Marketing strategies and organization structures for service fi rms. In: DONNELLY, J. H. and GEORGE, W. R. (eds), Marketing of services. American Marketing Association, Chicago, 1982

BORDEN, Neil H. Th e concept of marketing mix. In: MCCARTHY, E. Jerome; GRASHOF, John F.; BROGOWICZ, Andrew A.(eds.): Readings in basic marketing. Homewood, Illinois: Richard D. Irwin, p. 72-82, 1975.

COBRA, Marcos. Marketing básico: uma perspectiva brasileira. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

CRAVENS, David W.; WOODRUFF, Robert B. Marketing. Reading, MA: Addison-Wesley Publishing Company, 1986.

FULLERTON, Ronald A. How modern is modern marketing? Marketing´s evolution and the myth of the “production era”. Journal of Marketing, v. 52, p. 108-125, January, 1988.

GRACIOSO, Francisco. Marketing: uma experiência brasileira. 2. ed. São Paulo: Editora Cultrix Ltda, 1975.

GRÖNROOS, Christian. Quo vadis marketing? Toward a relationship marketing paradigm. Journal of Marketing Management, v. 10 n. 2, p. 1-13, 1994.

_______. Defi ning marketing: a market-oriented approach. European Journal of Marketing, v. 23, n. 1, p. 53-60, 2001.

GUMMESSON, Evert. Marketing-orientation revisited: the crucial role of the part-time marketer. European Journal of Marketing, v. 25, n. 2, p. 60-75, October, 1991.

_______. Broadening and specifying relationship marketing. Australia Marketing Journal, v. 2, n. 1, p. 31-43, 1993.

HUTCHINSON, Kenneth D. Marketing as a science: an appraisal. Journal of Marketing, v. 16, n. 3, p. 286-293, January, 1952.

JUDD, V. C. Diff erentiate with the 5th P: People. Industrial Marketing Management, v. 16, p. 241-247, November, 1987.

KEITH, Robert J. Th e marketing revolution. Journal of Marketing, p. 35-38, January, 1960.

KOTLER, Philip. Megamarketing. Harvard Business Review, v. 64, March/April, p. 117-124, 1986.

MAcCARTHY, E. Jerome. Basic Marketing – a managerial approach. Homewood, Illinois: Richard D, Irwin, 1960.

MARION, Giles. Th e marketing management discourse: What´s new since the 1960´s? In: BAKER, Michael J. (ed.) Perspectives on marketing management, v. 3, Chichester: John Wiley & Sons, 1993.

ROCHA, Ângela da; CHRISTENSEN, Carl. Marketing: teoria e prática no Brasil. São Paulo: Atlas, 1987.

ROSTOW, Walt W. Etapas do desenvolvimento econômico. 6. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

SANTOS, Izequias Estevam dos. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científi ca. 5. ed. rev., atual. E ampl. Rio de Janeiro: Impetus, 2005.

SIMÕES, Roberto. Iniciação ao marketing. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1982.

SHELDON, Roy; ARENS, Egmont. Consumer engineering: a new technique for prosperity. New York and London: Harper, 1932.

SHETH, Jagdish; GARDNER, David; GARRET, Dennis. Marketing theory: evolution and evaluation. New York: John Wiley & Sons, 1988.

WATERSCHOOT, Walter van; BULTE, Christophe Van den. Th e 4P Classifi cation of the Marketing Mix Revisited. Journal of Marketing, v. 56, p. 83-93, 1992.

WOMACK, James P.; JONES, Daniel T.; ROOS, Daniel. A máquina que mudou o mundo. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

Téléchargements

Publié-e

2017-06-29

Comment citer

Loureiro, O. I. (2017). <strong>Origens e Evolução do Marketing: Um Estudo sobre as Influência das Correntes Teóricas no Ensino do Marketing no Brasil<strong>. MOMENTUM, 1(7), 185–214. Consulté à l’adresse https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/80

Numéro

Rubrique

Artigos