<strong>Ensaio - Uma Reflexão Sobre o Processo de Avaliação Docente<strong>

Auteurs-es

  • Maria Abib Polimeno

Mots-clés :

Avaliação institucional, Avaliação docente, Avaliação emancipatória, Avaliação formativa, Desenvolvimento profi ssional.

Résumé

Este texto pretende discutir criticamente a fundamentação da avaliação docente consubstanciada no processo de avaliação institucional a partir da abordagem objetivista identifi cada a um processo de controle externo ao docente contrapondo-lhe uma abordagem emancipatória, na qual o aperfeiçoamento contínuo do corpo docente só pode ser atingido através de um esforço de compreensão das práticas docentes, do fazer profi ssional dos professores. Nesse sentido a função da crítica é educativa, formativa, sendo a refl exão sobre a prática um instrumento importante nesse processo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AFONSO, A. J. Avaliação Educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez, 2005.

CAPPELLETTI, I. F. Avaliação de currículo: limites e possibilidades. In: CAPPELLETTI, I. F. (org.). Avaliação de Políticas e Práticas Educacionais. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola, 2002.

DIAS SOBRINHO, J. Campo e Caminhos da avaliação: a avaliação da educação superior no Brasil. IN: FREITAS, L.C. (org) Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular, 2002.

GIMENO, J. S. (1995) Consciência e acção sobre a pratica como libertação profi ssional dos professores. In: NÓVOA, A. Profi ssão professor 2.ed. Porto: Porto (Coleção Ciências da Educação – 3).

HADJI, C. A Avaliação dos Professores: linhas diretivas para uma metodologia pertinente. In: ESTRELA, A.; RODRIGUES, P. (Orgs.). Para uma Fundamentação da Avaliação em Educação. Lisboa: Colibri, 1992

RASGO, J. F.A A auto-avaliação institucional como processo de formação do professorado . IN: DIAS SOBRINHO, J.; RISTOFF, D. I. (Orgs.). Universidade desconstruída. Florianópolis: Insular, 2000.

RIOS, M. P.G Meta-avaliação de Docentes no Ensino Superior, 2004. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica PUCSP.

SAUL, A. M. Avaliação emancipatória: desafi o à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez, 1985.

Téléchargements

Publié-e

2017-06-29

Comment citer

Polimeno, M. A. (2017). <strong>Ensaio - Uma Reflexão Sobre o Processo de Avaliação Docente<strong>. MOMENTUM, 1(7), 95–104. Consulté à l’adresse https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/76

Numéro

Rubrique

Artigos