<strong>Analise dos Fatores Contribuidores para o Stress Ocupacional do Professor do Ensino Fundamental: Perspectivas para o Melhoria do Relacionamento Interpessoal e Organizacional do Profissional da Educação <strong>

Autores/as

  • Tiago Carvalho
  • Mirella Guazelli Xavier
  • Patrícia Gomez Kohl
  • Silmara Nabarro Patrão
  • Valéria Souz Lima
  • Vanildo Paiva
  • Regina Fatima Damazo

Palabras clave:

Stress ocupacional, Eventos estressores e Estratégias de enfrentamento.

Resumen

O estudo investigou a existência de stress ocupacional numa amostra de professores de ensino fundamental pertencente a três escolas (pública e privada) da cidade de Atibaia.

Os resultados da pesquisa foram obtidos a partir da aplicação nos participantes dos instrumentos Questionário de Eventos Estressores, Inventário de Stress para Adultos de Lipp (2000) e Estratégias de Enfrentamento de Folkman e Lazarus (1985), adaptado por Savoia (1996).

O estudo concluiu que há o stress ocupacional nos professores pesquisados, como também há a falta de projetos institucionais que os auxiliem a melhorar sua qualidade de vida no trabalho reduzindo os efeitos do stress ocupacional

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Publicado

2017-06-29

Cómo citar

Carvalho, T., Xavier, M. G., Kohl, P. G., Patrão, S. N., Lima, V. S., Paiva, V., & Damazo, R. F. (2017). <strong>Analise dos Fatores Contribuidores para o Stress Ocupacional do Professor do Ensino Fundamental: Perspectivas para o Melhoria do Relacionamento Interpessoal e Organizacional do Profissional da Educação <strong>. MOMENTUM, 1(7), 105–146. Recuperado a partir de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/77

Número

Sección

Artigos