O ERRO NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL

Autores/as

  • Milagre Alberto Selemane Universidade Rovuma-Extensão de Niassa
  • Almeida Meque Gomundanhe Universidade Rovuma-Niassa
  • Geraldo Alfredo Gueze Universidade Rovuma-Extensão de Niassa

DOI:

https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v20n20-342

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções que os professores de Química têm sobre o erro na aprendizagem desta disciplina. Para o alcance deste objetivo, optou-se pelo estudo de caso com uma abordagem qualitativa e com suporte bibliográfico. Foi aplicado um questionário como técnica de recolha de dados a cinco professores de Química do Ensino Secundário da cidade de Lichinga.  O tratamento e a análise de dados foram baseados na análise de conteúdo. Dos resultados obtidos, constatou-se que os alunos cometem erros procedimentais ligados à sistematização e articulação de códigos e regras da linguagem química. De um modo geral, os professores apresentam uma concepção de erro desvinculada do saber que o aluno detém. Identificado o erro, o protagonismo do professor ou a autonomia do aluno é usada como estratégia para a sua correção. Constatou-se, também, que o erro pode ser utilizado como instrumento de diagnóstico na identificação de lacunas de aprendizagem e como instrumento de planificação e reorientação do processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Erro. Aprendizagem. Química.

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Publicado

2022-12-29

Cómo citar

Selemane, M. A., Gomundanhe, A. M., & Gueze, G. A. (2022). O ERRO NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL. MOMENTUM, 20(20). https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v20n20-342