<strong>O Modelo Simplificado do Processo de Decisão de Compra – PDC: pesquisa exploratória com indivíduos, economicamente ativos, entre 20 e 29 anos de idade, residentes na Região Bragantina no Estado de São Paulo </strong>

Autores/as

  • Daniele Frota Campos
  • Lucas Oliveira Dietrich
  • Orlando Isidoro Loureiro

Palabras clave:

Processo de tomada de decisão, Comportamento do consumidor, Pesquisa exploratória

Resumen

A presente pesquisa teve por objetivo obter elementos que permitissem saber se os consumidores reconhecem e entendem o ato de consumo como um processo racional, que pode ser dividido em etapas, as quais podem ser analisadas uma a uma. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, cuja técnica utilizada para coleta de dados foi o questionário, e teve como amostra aleatória simples, indivíduos solteiros, economicamente ativos, entre 20 e 29 anos de idade, residentes na Região Bragantina no Estado de São Paulo. Os resultados da pesquisa demonstraram que o modelo de processo de decisão de compra (PDC) utilizado foi válido para o desenvolvimento da pesquisa, mas não foi percebido pelos respondentes como um mapa mental em sua tomada de decisão na aquisição de produtos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMA – American Marketing Association Disponível em: . Acesso em 26 jun. 2008.

BARROS, Aidl J. da Silveira; LEHFELD, Neide A. de Souza. Fundamentos de Metodologia Científi ca. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Pioneira Th omson Learning, 2005.

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científi ca. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

DUBOIS, B. Comprendre le Consommateur. Paris: Dalloz, 1994.

ENGEL, James F.; KOLLAT, David T.; BLACKWELL, Roger D. Consumer Behavior. New York: Dryden Press, 1995.

GIGLIO, Ernesto. O Comportamento do Consumidor. 2. ed. Revista e ampliada. São Paulo: Pioneira Th omson Learning, 2003.

HAWKINS, Del I.; MOTHERSBAUGH, David L.; BEST, Roger J. Comportamento do Consumidor: construindo a estratégia de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

HOOLEY, Graham J.; SAUNDERS, John A.; PIERCY, Nigel F. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. São Paulo: Prentice Hall, 2001.

HOWARD, J.; SHETH, J. Th e Th eory of Buyer Behavior. New York: John Wiley, 1969.

KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do Consumidor. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.

MAcDANIEL, Carl; GATES, Roger. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pioneira Th omson Learning, 2003.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para Elaboração de Monografi as e Dissertações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MARTINS, Gilberto de Andrade; DONAIRE, Denis. Princípios de Estatística. 3. ed. ver. amp. São Paulo: Atlas, 1987.

MOLHOTRA, Naresh, et al. Introdução à Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

MOWEN, John C.; MINOR, Michael S. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

NICOSIA, Francesco M. Consumer Decision Processes: marketing and advertising implications. Englewood Cliff s, New Jersey: Prentice Hall, 1966.

OLSHAVSKY, Richard; GRANBOIS, Donald. Consumer Decision Making: fact or fi ction. Journal of Consumer Research, 6, set. 1979, p. 98.

SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do Consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do Consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2000.

SHETH, Jagdish; MITTAL, Banwari; NEWMAN, Bruce I. Comportamento do Cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

Publicado

2017-06-28

Cómo citar

Campos, D. F., Dietrich, L. O., & Loureiro, O. I. (2017). <strong>O Modelo Simplificado do Processo de Decisão de Compra – PDC: pesquisa exploratória com indivíduos, economicamente ativos, entre 20 e 29 anos de idade, residentes na Região Bragantina no Estado de São Paulo </strong>. MOMENTUM, 1(8), 131–158. Recuperado a partir de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/114

Número

Sección

Artigos