<strong>Produção Integrada como Estratégia Pedagógica<strong>

Authors

  • Osni Tadeu Dias
  • William Pereira Araújo

Keywords:

Produção Integrada, Jornalismo, Estratégias pedagógicas

Abstract

A Produção Integrada de Jornalismo é um trabalho desenvolvido pelo curso de Jornalismo da FAAT, cujo principal objetivo é a criação de um laboratório de mobilização geral para reconhecimento da cidade de Atibaia, ao mesmo tempo em que visa a despertar o desenvolvimento de habilidades e competências do alunado, em consonância com as Novas Diretrizes Curriculares do MEC. A produção integrada mostra que, ao mesmo tempo em que se consegue uma riqueza de produtos ao final do trabalho, simula  situações profissionalizantes num momento em que se exige uma demanda de conhecimento cada vez maior e ainda cumpre o papel pedagógico de motivar os alunos e transformá-los em profissionais críticos e éticos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ADGHIRNI, Zélia Leal. RUELLAN, Denis Ruellan. O Jornalismo como invenção permanente: novas práticas, novos atores. INTERCOM: Curitiba, 2009.

GRANEZ, Marcio Da Silva. O Jornal Laboratório como instrumento didático: reflexões sobre a prática. XIX Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, Ijuí: Unijuí, 2014.

LOPES, Dirceu Fernandes. para uma pedagogia do jornal-laboratório. Santos: Unisantos, 2001.

MEDINA, Cremilda A. entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 2001. ______. A arte de tecer o presente: narrativa e cotidiano. São Paulo: Summus Editorial, 2003.

PALACIOS, Marcos, RIBAS, Beatriz. Manual de Laboratório de Jornalismo na internet. Salvador: EDUFBA, 2007.

SOUZA, Manoel. A Feira e sua dinâmica. São Paulo: Editae, 2005.

VIEIRA, Jr. uma pedagogia para o jornal-laboratório. São Paulo, USP, 2002.

Internet

A interdisciplinaridade do ensino de jornalismo enquanto pressuposto de qualidade. Silva, André Chaves de Melo. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005. http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/7452968050790081453417657884802 4279907.pdf

Cidade Experimentada - O olhar técnico e o olhar sensível daqueles que fazem das ruas seu meio de vida. Direção Vinícius Souza. Entrevistados: Matias Picón, Francisco Leal Passos, Neto, Potencial B- Boys. https://www.youtube.com/watch?v=qkkMALjlzZ4 Decreto nº 4.159, de 07 de junho de 2002, que regulamenta as feiras-livres em Atibaia. In: http://www.atibaia.sp.gov.br/Sedec/ conteudo%20lei%20feiras%20livres.htm

Palestra sobre jornalismo multimídia aponta novidades e desafios para os novos profissionais. In: http://brasil.estadao.com.br/ blogs/em-foca/palestra-sobre-jornalismo-multimidia-aponta-novidades-e-desafios-para-os-novos-profissionais/

Published

2017-06-12

How to Cite

Dias, O. T., & Araújo, W. P. (2017). <strong>Produção Integrada como Estratégia Pedagógica<strong>. MOMENTUM, 1(14), 170–187. Retrieved from https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/13

Issue

Section

Artigos