ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE EXAME ESCOLAR APLICADO EM MOÇAMBIQUE: CASO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA 10ª CLASSE

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v20n20-347

Abstract

O exame é uma das práticas avaliativas levadas a cabo nas escolas e constitui um dos principais instrumentos de avaliação que garantem a transição de classe dos alunos. Este estudo tem por objetivo analisar a concepção de exame escolar aplicado em Moçambique. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa qualitativa. Para o processo de recolha de dados, foi usada a técnica de análise documental. Os documentos analisados foram o Regulamento Geral de Avaliação do Ensino Primário, Ensino Secundário Geral e Alfabetização e Educação de Adultos e a pauta de exame da disciplina de Química da 10ª classe, do Júri nº 4, 1ª época. A pauta analisada é referente ao exame realizado em 2019, numa das escolas secundárias que se localiza no distrito de Mandimba, Provínica de Niassa, em Moçambique. O tratamento e a discussão dos dados foram realizados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que há uma maior valorização das notas obtidas no exame. Outros resultados demonstram que o maior número de alunos tem obtido notas baixas no exame, comparando com as de frequência. Isso tem ocasionado maior taxa de reprovação.

Palavras-chave: Avaliação. Exames. Notas.

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Autor/innen-Biografie

Almeida Meque Gomundanhe, Universidade Rovuma-Niassa

Doutorado em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique-Faculdade de Educação e Comunicação. Mestrado em Educação/Ensino de Química e Licenciatura em Ensino de Química pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Professor na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa, Departamento de Educação e Psicologia. Professor das disciplinas de Didáctica Pedagogia; Didáctica Geral; Didáctica de Ciências Naturais; Organização e Gestão Escolar; Química Analítica; Métodos de Estudo e Investigação Científica. Chefe de Departamento de Avaliaçãoo e Qualidade. Coordenador de Pesquisa e Extensão no Departamento de Educação e Psicologia. Membro e Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Contextualiação no Ensino (NUPECE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Popular e Cotidiano Escolar e Psicologia (GEPECE).

Veröffentlicht

2022-12-29

Zitationsvorschlag

Gomundanhe, A. M., & Teimoso, A. R. (2022). ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE EXAME ESCOLAR APLICADO EM MOÇAMBIQUE: CASO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DA 10ª CLASSE . MOMENTUM, 20(20). https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v20n20-347