<strong>Formação Docente e Pesquisa: Uma Relação em Construção</strong>

Autores

  • Glória Pereira Oliveira

Palavras-chave:

Formação de professor, Pesquisa, Professor pesquisador

Resumo

É consensual que a pesquisa é componente necessário na formação docente,  a importância de vivenciar, no decorrer da sua formação experiências de pesquisa, reside no fato de estas possibilitarem a compreensão de que a prática atualiza e interroga a teoria, ou seja, a prática sinaliza questões e a teoria ajuda a apreender estas sinalizações, a interpretá-las e a proporem alternativas. Uma das principais difi culdades para realizar a formação de professores na Universidade, tomando a pesquisa como princípio formativo, tem a ver com a mistifi cação da pesquisa no campo universitário e, conseqüentemente, com a sua defi nição exclusivamente baseada em modelos científi cos. Este artigo discute a importância que se estabeleçam critérios compatíveis com a pesquisa do professor, sem marginalizar novas epistemologias, fortalecendo áreas comuns e abrindo possibilidades de colaboração entre escola e universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Os Estudos Etnográfi cos e a Reconstrução do Saber Didático. ANDE, ano 12, n. 19, p. 17-21, 1993.

________ . O Papel da pesquisa na articulação entre saber e prática docente. In: Claves, S. M.; TIBALLI, E.F. (Orgs.). Anais do VII Endipe. Goiânia, v. II, 1994.

________. O Papel da pesquisa na articulação entre saber e prática docente. Psicologia da educação. Revista do Programa de Estudos de Pós-Graduação: PUC- SP, São Paulo, n. 1, p. 36-41, nov., 1995.

________ . Etnografi a da prática escolar. Campinas: Papirus, 1998. ________. Pesquisa, Formação e Prática Docente. In: ANDRÉ, M. (Org.) O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. Campinas: Papirus, 2001a.

________ . Autores ou Atores? O papel do sujeito na Pesquisa. In: TRINDADE, V, FAZENDA, I., LINHARES, C. (Orgs.). Os Lugares dos Sujeitos na Pesquisa Educacional. Campo Grande: UFMS, 2001b.

________. Pesquisa em Educação: Buscando Rigor e Qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, jul., 2001c.

AZZI, R. G. Pesquisa em Educação e Psicologia: identifi cando condições que favorecem sua ocorrência na universidade. Campinas, 1993. (Tese de Doutoramento) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas.

BEILLEROT, J. A “Pesquisa”: Esboço de Uma Análise. In: ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.

BOAVENTURA SANTOS, de S. Pela Mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. Porto: Afrontamento, 1997.

BRASIL/CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Indicação CEE n. 07/2000. Uma Refl exão Sobre a Formação do Professor da Escola Básica.

________ . Proposta de Diretrizes Para a Formação Inicial de Professores da Escola Básica, em Cursos de Nível Superior, fev., 2001.

BRZEZINSKI, I. Contribuições na Audiência Pública Nacional sobre “ Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica em curso de Nível Superior” CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CNE, Brasília, 2001.

CAMPOS, M.M. Conhecimento e Pesquisa na Formação de Profi ssionais de Educação. Estudos e Documentos Faculdade de Educação USP, vol. 42, p. 157-165, 2000.

CARR, W.; KEMMIS, S. Teoria crítica de la enseñanza: la investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Roca, 1988.

CHICARELLE, R de J. Formação Inicial Científi ca no Curso de Pedagogia. São Paulo, 2001.90f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES VI, 2001, Águas de Lindóia. Textos Geradores e Resumos do VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Águas de Lindóia: São Paulo: UNESP, 2001. 214p.

DEMO, P. Pesquisa princípio científi co e educativo. São Paulo: Cortez, 1991.

________ . Pesquisa e construção do conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.

________ . Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.

DICKEL, A. Que sentido há em se falar em professor – pesquisador, no contexto atual? Contribuições para o debate. In: GERALDI, C. M.G; FIORENTINI, D; PEREIRA, E. M de A. Cartografi as do trabalho docente. Campinas: ABL/ Mercado de Letras, 1998.

ENDIPE – X ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, Rio de Janeiro, 2000. Anais do X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Rio de Janeiro, UERJ, 2000. 527p.

ENDIPE – XI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, Goiânia, 2002. Anais do XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Goiânia, 2002. p. 528.

FERRAZ, L.N.B. Formação e profi ssão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores. Movimento, n.2, p.59-66, set., 2000.

FONTANA, R. C. A. Possibilidades e limites da participação na pesquisa em educação. In: X ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, Rio de Janeiro, 2000. Anais... Rio de Janeiro, maio./jun., 2000.527p., p.374.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14º ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GERALDI, C. M. G. III CONGRESSO EUROPEO DE INVESTIGACION EDUCATIVA. A Integração do Ensino e da Investigação no Trabalho Docente Universitário. Associacion Européia de Investigacion Educatica (EERA) ECER’ 1996/ Sevilha.

________ . et. al. Refl etindo com Zeicnher: um encontro orientado por preocupações políticas teóricas e epistemológicas. In: GERALDI, C. M.G; FIORENTINI, D; PEREIRA, E. M de A. Cartografi as do trabalho docente. Campinas: ABL/ Mercado de Letras, 1998.

LÜDKE, M. Combinando pesquisa e prática no trabalho e na formação de professores. Revista Ande, n.19, ano 12, p.31-38, 1993.

________ . A pesquisa e o professor da escola básica: que pesquisa, que professor? In: CANDAU, V. M. (Orgs.). Ensinar e Aprender: sujeitos saberes e pesquisa. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

________ . O professor seu saber sua pesquisa. Educação & Sociedade, Campinas, CEDES, n.74, p.77-96, 2001a.

________. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, M. (Org.) O Papel da Pesquisa na Formação e na prática dos Professores. Campinas, Papirus, 2001b.

________ . Repercussões da pesquisa nas práticas educativas e políticas educacionais. In: BAQUERO, Rute; BROILO, Cecília. (Orgs.) Pesquisando e gestando outra escola: desafi os contemporâneos. São Leopoldo, Unisinos, 2001c.

MAXIMO, A. C. A atividade de pesquisa como prática educativa: uma avaliação do Processo de formação de professores no curso de Pedagogia. In: LIMA, S.M de (Org.). Busca e Movimento Formação do Professor e Exigências Educacionais Contemporâneas. Cuiabá: UFMT, 1998.

MIRANDA, M. G. O professor pesquisador e sua pretensão de resolver a relação entre a teoria e a prática na formação de professores. In: ANDRÉ, M. (Org.) O Papel da Pesquisa na Formação e na prática dos Professores. Campinas, Papirus, 2001.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez/ Brasília:UNESCO, 2000.

NATÁRIO, E. G. et. al. Conceito de Universidade, Ciência e Pesquisa em Universitários Ingressantes do Curso de Pedagogia da USF. In: I CONGRESSO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANSCISCO, Campinas. Anais... 1998. p.148.

________ et. al.. Conceito de Universidade, Ciência e Pesquisa em Universitários Ingressantes. Revista Educação e Ensino – USF, Bragança Paulista, v.4, n.1,jan./jun., p.71-78, 1999.

NÓVOA, A. Vida de professores. Lisboa: Porto, 1995.

OLIVEIRA, G.P.; AZZI, R.G. Concepção do Conceito de Pesquisa por Alunas Concluintes de um Curso de Pedagogia. In: VI CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Águas de Lindóia: São Paulo, nov.,2001. Anais... Águas de Lindóia, ago., 2001. 214p., p.169.

_______ ; ________ . Professor-Pesquisador e Psicologia: Problematizando Relações. In: AZZI, R.G; SADALLA, A.M.F.de A. Psicologia e Formação Docente: Desafi os e Conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

PEREIRA, M.C. O curso de Pedagogia no processo de formação dos profi ssionais da educação: questões e perspectivas. In: CHAVES, I.M.; SILVA, W. Formação de Professor: narrando, refl etindo, intervindo. Rio de Janeiro/Niterói: Quartet/Intertexto,1999.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profi ssão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

RAMOS, M.G. Os signifi cados da pesquisa na ação docente e a qualidade no ensino. Educação, Porto Alegre, n.40, p.39-56, abr., 2000.

SANTOS, L.L.C.P. Dilemas e perspectivas na relação entre ensino e pesquisa. In: ANDRÉ, M. (Org.) O Papel da Pesquisa na Formação e na prática dos Professores. Campinas, Papirus, 2001.

SILVA, W C da; ARAÚJO, C. B de; RUIZ, M.B. O lugar da pesquisa na formação do professor: uma linha de investigação em movimento. Movimento, n.2, p.149-159, set., 2000.

SILVEIRA, J.L.C. da; PADILHA, W. W. N; SOARES, E.L. Prática de pesquisa como princípio educativo. Movimento, n.5, p. 111-128, maio., 2002.

STENHOUSE, L. Investigación y desarollo del curriculum. Madri: Morata, 1984.

ZEICHNER, K. M. A formação refl exiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993a.

________. El maestro como profesional refl exivo. Cuadernos de pedagogía, n.220, p.44-49, 1993b.

________. Para além da divisão entre professor pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, C. M.G; FIORENTINI, D; PEREIRA, E. M de A. Cartografi as do Trabalho Docente. Campinas: ABL/ Mercado de Letras, 1998.

________. Entrevista/Formação de professores: contato direto com a escola. Presença Pedagógica, vol.6, n.34,p.5-15, jul./ ago. 2000.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Oliveira, G. P. (2017). <strong>Formação Docente e Pesquisa: Uma Relação em Construção</strong>. MOMENTUM, 1(6), 141–186. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/90

Edição

Seção

Artigos