<strong>Analise dos Fatores Contribuidores para o Stress Ocupacional do Professor do Ensino Fundamental: Perspectivas para o Melhoria do Relacionamento Interpessoal e Organizacional do Profissional da Educação <strong>

Autores

  • Tiago Carvalho
  • Mirella Guazelli Xavier
  • Patrícia Gomez Kohl
  • Silmara Nabarro Patrão
  • Valéria Souz Lima
  • Vanildo Paiva
  • Regina Fatima Damazo

Palavras-chave:

Stress ocupacional, Eventos estressores e Estratégias de enfrentamento.

Resumo

O estudo investigou a existência de stress ocupacional numa amostra de professores de ensino fundamental pertencente a três escolas (pública e privada) da cidade de Atibaia.

Os resultados da pesquisa foram obtidos a partir da aplicação nos participantes dos instrumentos Questionário de Eventos Estressores, Inventário de Stress para Adultos de Lipp (2000) e Estratégias de Enfrentamento de Folkman e Lazarus (1985), adaptado por Savoia (1996).

O estudo concluiu que há o stress ocupacional nos professores pesquisados, como também há a falta de projetos institucionais que os auxiliem a melhorar sua qualidade de vida no trabalho reduzindo os efeitos do stress ocupacional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENZONI, P. E. et.al.(2004) Tipologia das pesquisas sobre stress no Brasil. . IN: LIPP, M.E.N.(org) O stress no Brasil. Pesquisas avançadas. Campinas:Papirus

BIAGGIO, A.M. B. ( 2004) A Ansiedade do dia-a-dia.IN: LIPP.MEN. O Stress está dentro de você.6.ed. São Paulo: Contexto.

BRANDÃO, C. R. A (2003) Pergunta a várias mãos. A experiência da pesquisa no trabalho do educador. Série saber com o outro. São Paulo: Cortez.

BRUNO, L.(org)(1996) Educação e Trabalho no capitalismo contemporâneo. São Paulo: Atlas.

BZUNECK, J. A.(1999) A psicologia educacional e a formação de professores: tendências contemporâneas. São Paulo: Psicologia Escolar Educacional, vol.3, no.1 , p.41-52.

CUSATIS, R.N. e ANDRADE, V.C.G.(2004) Análise da produção científi ca de stress na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. IN: LIPP, M.E.N.(org) O stress no Brasil. Pesquisas avançadas. Campinas:Papirus

DAMAZO, Regina F. de (1997) Qualidade Total na Educação. As possibilidades de seu gerenciamento na universidade particular. Dissertação de mestrado na USF sob a orientação da Professora Dra Sonia Maria Vicente Cardoso.

________,(2004) Profi ssionais da Educação: Subjetividade e Trabalho. Atibaia:SP: Momemtum Revista Técnico-Cinetífi ca das Faculdades Atibaia, v2, n2, p 1999-216.

DAVEL, Eduardo e VERGARA, Sylvia C. (2001). Gestão com Pessoas e Subjetividade. São Paulo: Atlas.

DEMO, P.(1994). Crise dos Paradigmas da Educação Superior. Brasília: Educação Brasileira,v16,(32) jan/jul.p. 15-48.

ESTEVE, J.M.(1999) O Mal-Estar Docente. A sala de aula e a saúde dos professores.Bauru,SP: EDUSC.

FERREIRA, M.C. e ASSMAR, E.M.L. (2008). Fontes Ambientais de Estresse Ocupacional e Burnout: Tendências Tradicionais e Recentes de Investigação. IN: TAMAYO, A. Estresse e Cultura Organizacional. Casa do Psicólogo: All Books. Coleção Trabalho Humano

GAMBOA, S.A.S.(1997) A Dialética na Pesquisa em Educação: elementos de contexto. IN: FAZENDA, I. (org). Metodologia da Pesquisa Educacional.4.ed. São Paulo: Cortez.

GUIMARÃES,L.A.M. e GRUBITS,S.(org)(2004)Série Saúde Mental e Trabalho.vol II. São Paulo: Casa do Psicólogo.

________,(2008) Série Saúde Mental e Trabalho.vol IV. São Paulo: Casa do Psicólogo.

JESUS, S. N. (2007). Professor sem stress. Realização e bem-estar docente. Porto Alegre: Mediação.

LIPP, Marilda E. N. et.al. (1993).Como enfrentar o stress. 4.ed. São Paulo: Ícone.

LIPP, Marilda E. N.(org).(2000) Crianças estressadas. Causas, sintomas e soluções. Campinas; SP:Papirus

________(org)(2003). O stress do professor. Campinas; SP: Papirus. LIPP,M.E.N.e MALAGRIS, L.E.N. (org)(2004a) O Stress no Brasil: Pesquisas avançadas.Campinas; SP: Papirus.

________(org)(2004b) O Stress está dentro de você. 6.ed. São Paulo: Contexto.

MARTINS, M.G.T. de(2005) Sintomas de Stress em Professores das Primeiras Séries do Ensino Fundamental: um estudo exploratório. Dissertação de Mestrado. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnólogias. Dep. de Ciências Sociais e Humanas. Lisboa.

MELEIRO, Alexandrina M. A.S. da (2003). O Stress do Professor. IN: LIPP, Marilda E. N. (org)(2003) O Stress do Professor. Campinas, SP: Papirus.

MOLINA, O. F.(1996) O estresse no cotidiano. São Paulo: Pancast

MORGAN, GARETH (2000). Imagens da Organização. Edição executiva. São Paulo: Atlas.

NEURBEN, M.S.da(2001).O Reconhecimento das Emoções no Cenário da Psicologia: Implicações Epistemológicas e Refl exões Críticas. São Paulo: Revista Psicologia: Ciência e Profi ssão 21(2), 62-73.

REINHOLD, H.H.(1985). Fontes e sintomas do stress ocupacional do professor I. Campinas: Departamento de Pós-Graduação em Psicologia da PUC de Campinas. Dissertação de Mestrado.

REZENDE, A. N. (2004) Stress: Controle da ansiedade e de alterações fi siológicas. Dissertação de mestrado.Departamento de Pós-Graduação em Psicologia Clínica. Campinas:PUC.

ROSSA, E.G.O.(2003) Relação entre o stress e o burnout em professores do ensino fundamental e médio. Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica. Campinas: PUC.

ROSSI, A M et al (org) (2007) Stress e Qualidade de Vida no Trabalho. Perspectivas atuais da saúde ocupacional. São Paulo: Atlas.

SANTOS, Osmar A. de.(1994) Ninguém morre de trabalhar: o mito do estresse. 2.ed. São Paulo: Textonovo.

SARDÁ JUNIOR, JJ et al(org) ( 2004) Estresse: conceitos, métodos, medidas e possibilidades de intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo.

TAMAYO, A. (org)(2008). Estresse e Cultura Organizacional. São Paulo: Casa do Psicólogo: All Books. Coleção trabalho humano.

TRÍCOLI, V. A. C. (2000) A Criança e a Escola. IN: LIPP, M.E.N. Crianças Estressadas : Causas, sintomas e soluções. Campinas,SP: Papirus.

VIDOTTO, Santos C. (2000). O Stress do Professor. Revista Educação Ensino. Bragança Paulista: USF, v5,n1,jan/jun.

WALLAU, S. M. de (2003). Estresse Laboral e Síndrome de Burnot. Uma dualidade em estudo. Novo Hamburgo, RS: Feevale.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Carvalho, T., Xavier, M. G., Kohl, P. G., Patrão, S. N., Lima, V. S., Paiva, V., & Damazo, R. F. (2017). <strong>Analise dos Fatores Contribuidores para o Stress Ocupacional do Professor do Ensino Fundamental: Perspectivas para o Melhoria do Relacionamento Interpessoal e Organizacional do Profissional da Educação <strong>. MOMENTUM, 1(7), 105–146. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/77

Edição

Seção

Artigos