Periferia presente! Uma análise crítica do espaço escolar sob o relato de alunos de Franco da Rocha-SP
DOI:
https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v18n18-280Resumo
Inspirado no projeto ALICE, o presente artigo de natureza qualitativa foi fruto de uma pesquisa de
campo do grupo “Na Quebrada”, realizado em parceria com o Centro Universitário UNIFAAT e
pesquisadoras voluntárias. Através de um questionário aberto, analisa-se o contexto escolar da periferia
com o objetivo de refletir criticamente as experiências relatadas pelos alunos, bem como refletir sobre
políticas públicas. O “Na Quebrada” visa a ações que estejam nas diretrizes dos direitos humanos,
promovendo a atuação de pesquisadores, exercendo seu compromisso político e social. No que concerne
à metodologia utilizada, os participantes escolhidos foram alunos do nono ano do ensino fundamental
II e primeiro ano do ensino médio de uma escola de região periférica do estado de São Paulo. Para coleta
de dados foi utilizado um questionário de complemento de frases com o intuito de compreender a
percepção dos alunos acerca do espaço físico e espaço subjetivo da Escola Estadual José Parada no
bairro periférico Jardim Pretória em Franco da Rocha.
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