Periferia presente! Uma análise crítica do espaço escolar sob o relato de alunos de Franco da Rocha-SP

Publicado
2020-12-27

    Autores

  • Marina Conceição de Oliveira
  • Pamela Suelen Gama da Cruz
  • Raphael Cruz Lima

Resumo

Inspirado no projeto ALICE, o presente artigo de natureza qualitativa foi fruto de uma pesquisa de
campo do grupo “Na Quebrada”, realizado em parceria com o Centro Universitário UNIFAAT e
pesquisadoras voluntárias. Através de um questionário aberto, analisa-se o contexto escolar da periferia
com o objetivo de refletir criticamente as experiências relatadas pelos alunos, bem como refletir sobre
políticas públicas. O “Na Quebrada” visa a ações que estejam nas diretrizes dos direitos humanos,
promovendo a atuação de pesquisadores, exercendo seu compromisso político e social. No que concerne
à metodologia utilizada, os participantes escolhidos foram alunos do nono ano do ensino fundamental
II e primeiro ano do ensino médio de uma escola de região periférica do estado de São Paulo. Para coleta
de dados foi utilizado um questionário de complemento de frases com o intuito de compreender a
percepção dos alunos acerca do espaço físico e espaço subjetivo da Escola Estadual José Parada no
bairro periférico Jardim Pretória em Franco da Rocha.

Downloads

Não há dados estatísticos.