<strong>O Modelo Simplificado do Processo de Decisão de Compra – PDC: pesquisa exploratória com indivíduos, economicamente ativos, entre 20 e 29 anos de idade, residentes na Região Bragantina no Estado de São Paulo </strong>

Autores

  • Daniele Frota Campos
  • Lucas Oliveira Dietrich
  • Orlando Isidoro Loureiro

Palavras-chave:

Processo de tomada de decisão, Comportamento do consumidor, Pesquisa exploratória

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo obter elementos que permitissem saber se os consumidores reconhecem e entendem o ato de consumo como um processo racional, que pode ser dividido em etapas, as quais podem ser analisadas uma a uma. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, cuja técnica utilizada para coleta de dados foi o questionário, e teve como amostra aleatória simples, indivíduos solteiros, economicamente ativos, entre 20 e 29 anos de idade, residentes na Região Bragantina no Estado de São Paulo. Os resultados da pesquisa demonstraram que o modelo de processo de decisão de compra (PDC) utilizado foi válido para o desenvolvimento da pesquisa, mas não foi percebido pelos respondentes como um mapa mental em sua tomada de decisão na aquisição de produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMA – American Marketing Association Disponível em: . Acesso em 26 jun. 2008.

BARROS, Aidl J. da Silveira; LEHFELD, Neide A. de Souza. Fundamentos de Metodologia Científi ca. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Pioneira Th omson Learning, 2005.

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científi ca. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

DUBOIS, B. Comprendre le Consommateur. Paris: Dalloz, 1994.

ENGEL, James F.; KOLLAT, David T.; BLACKWELL, Roger D. Consumer Behavior. New York: Dryden Press, 1995.

GIGLIO, Ernesto. O Comportamento do Consumidor. 2. ed. Revista e ampliada. São Paulo: Pioneira Th omson Learning, 2003.

HAWKINS, Del I.; MOTHERSBAUGH, David L.; BEST, Roger J. Comportamento do Consumidor: construindo a estratégia de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

HOOLEY, Graham J.; SAUNDERS, John A.; PIERCY, Nigel F. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. São Paulo: Prentice Hall, 2001.

HOWARD, J.; SHETH, J. Th e Th eory of Buyer Behavior. New York: John Wiley, 1969.

KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do Consumidor. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.

MAcDANIEL, Carl; GATES, Roger. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pioneira Th omson Learning, 2003.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para Elaboração de Monografi as e Dissertações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MARTINS, Gilberto de Andrade; DONAIRE, Denis. Princípios de Estatística. 3. ed. ver. amp. São Paulo: Atlas, 1987.

MOLHOTRA, Naresh, et al. Introdução à Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

MOWEN, John C.; MINOR, Michael S. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

NICOSIA, Francesco M. Consumer Decision Processes: marketing and advertising implications. Englewood Cliff s, New Jersey: Prentice Hall, 1966.

OLSHAVSKY, Richard; GRANBOIS, Donald. Consumer Decision Making: fact or fi ction. Journal of Consumer Research, 6, set. 1979, p. 98.

SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do Consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do Consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2000.

SHETH, Jagdish; MITTAL, Banwari; NEWMAN, Bruce I. Comportamento do Cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

Downloads

Publicado

2017-06-28

Como Citar

Campos, D. F., Dietrich, L. O., & Loureiro, O. I. (2017). <strong>O Modelo Simplificado do Processo de Decisão de Compra – PDC: pesquisa exploratória com indivíduos, economicamente ativos, entre 20 e 29 anos de idade, residentes na Região Bragantina no Estado de São Paulo </strong>. MOMENTUM, 1(8), 131–158. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/114

Edição

Seção

Artigos