v. 1 n. 6 (2008): Momentum

					Visualizar v. 1 n. 6 (2008): Momentum

A época da informação, a era do capital intelectual são algumas das defi nições utilizadas para caracterizar nossa atualidade, na qual a tecnologia da informação, a integração dos mercados e a rapidez das descobertas científi cas parecem tornar tudo cada vez mais instável. Assim, mais do que técnicas, mais do que ferramentas, a capacidade de aprender e produzir conhecimento se tornariam o grande diferencial de uma nação.

Diante disso, cabe uma pergunta fundamental para toda instituição de ensino: Como lidar com a informação perante um grupo “em formação”? Como inserir alunos nessa realidade de maneira ativa, protagonista, e não apenas como meros reprodutores de fórmulas que tem validade cada vez menor?

A capacidade de perguntar e não apenas registrar respostas, a capacidade de criar e não apenas responder, passa a ser fundamental. Essa capacidade deverá ser estimulada de diversas formas; seminários, simulações, estágios, iniciação científi ca, entre outros.

Dessa maneira, a revista Momentun se apresenta como expressão desse compromisso por parte da instituição, uma vez que diversos de seus artigos são fruto de pesquisas realizadas por professores e alunos, dentro do programa de iniciação científi ca, de programas de apoio institucional, desenvolvimento de teses de mestrado e doutorado, entre outras iniciativas.

Nesse volume apresentamos importantes contribuições para a análise do fenômeno jurídico em nossa sociedade, tais como o trabalho do professor Olmiro Ferreira da Silva, Classifi cação e Critérios de Priorização na Argumentação Jurídica, e o trabalho do Elson de Araújo Capeto, intitulado Da Ação Popular Ambiental.

O professor Elis Wayne Brown nos apresenta o resultado de projeto de iniciação científi ca realizado por equipe de nove alunos, no artigo Responsabilidade Social da Empresa como Fator de Decisão de Compras no Mercado Consumidor – Relatório de Pesquisa.

No plano das refl exões interdisciplinares, o professor Marcos Roberto de Faria Bernardi investiga as relações entre mídia e direito no artigo Entre a Mídia e o Direito, Entre a Verdade e a Verossimilhança. Uma refl exão a partir do fi lme: A Vida de David Gale. O professor Orivaldo Leme Biagi, também  analisa a relação mídia e sociedade  no artigo A Construção de Discursos Anticomunistas pela Imprensa Brasileira nos Anos 50 através da sua Cobertura da Guerra da Coréia (1950-1953).

A reflexão sobre a prática educativa se encontra presente em dois artigos; a produção conjunta da professora Ana Paula Petroni, em parceria com as pesquisadoras da PUC- Campinas; Paula Costa de Andrada e Vera Lúcia Trevisan de Souza na qual se analisa as relações entre psicologia e educação, Algumas Considerações sobre a teoria de Henri Wallon e suas contribuições para a Educação, além do artigo da professora Glória Aparecida Pereira de Oliveira, Formação Docente e Pesquisa: Uma Relação em Construção.

Por fim, a professora Sonia Mara Ruiz Brown desenvolve interessante exercício de exegesse literária no artigo “Hiroshima, meu amor”, um estudo.

Apresentados os artigos, peço a licença para agradecer à mantenedora da FAAT e a todos os diretores pelo apoio irrestrito a essa publicação, aos colegas e alunos que incentivaram e abrilhantaram as páginas da revista nesses cinco anos em que estive como editor. Por conta de novos desafi os profi ssionais, despeçome de tal função, com a enorme e grata satisfação em saber que contribuímos para o desenvolvimento acadêmico de professores e alunos. Ainda mais, despeço-me com a consciência tranqüila, sabendo que o professor Orivaldo Leme Biagi, com sua competência e seriedade, irá assumir tal tarefa, o que implica na continuação e melhoria do projeto.

Muito Obrigado!

Marcos Roberto de Faria Bernardi

Publicado: 2017-06-30