<strong>Algumas Considerações sobre a Teoria de Henri Wallon e suas Contribuiçoes para a Educação<strong>

Autores

  • Ana Paula Petroni
  • Paula Costa Andrada
  • Vera Lúcia Trevisan Souza

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano, Henri Wallon, Biopsicogenética, Psicologia da Educação.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar a teoria de Henri Wallon e refl etir sobre suas contribuições para a educação e a psicologia nos dias de hoje. Baseado no materialismo dialético, Wallon apresenta uma visão contextualizada de homem, cujo desenvolvimento se coloca intimamente ligado ao meio em que vive. A teoria biopsicogenética de Wallon postula o sujeito da perspectiva holográfi ca, em que o biológico, o afetivo, o cognitivo e o social se imbricam, formando um homem integral. Além disso, buscamos também as relações que o autor faz de sua teoria com a escola. O artigo conclui que, apesar de suas refl exões terem sido feitas há muito tempo, elas ainda são válidas e contribuem para a compreensão do cotidiano vivenciado por nós e pela escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, L.R., Wallon e a educação In: MAHONEY, A.A.; ALMEIDA, L.R.(orgs.) Henri Wallon: psicologia e educação. 6ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

ANTUNES, M. A. M. Psicologia e Educação no Brasil: um Olhar Histórico-Crítico. In: MEIRA, M. E. M. & ANTUNES, M. A. M. Psicologia Escolar: Teorias Críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, p.140-168.

BOCK, A.M.B.. Psicologia da Educação: Cumplicidade Ideológica. In: MEIRA, M.E.M.; ANTUNES, M.A. (orgs.). Psicologia Escolar: Teorias Críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo. p. 79103, 2003.

MAHONEY, A.A.; ALMEIDA L.R. Afetividade e Aprendizagem. In: Revista Viver Mente & Cérebro. Coleção Memória da Pedagogia: educação no século XXI; perspectivas e tendências. Editor: Manuel da Costa Pinto. [colaboradores: Moacir Gadotti, et al].– Rio de Janeiro: Relume Dumar: Ediouro; São Paulo: Segmento – Dueto. n. 6, pp. 56-65, 2006.

PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar – histórias de submissão e

SOUZA, V.L.T. Escola e construção de valores: desafi os à formação do aluno e do professor. São Paulo: Loyola, 2005.

TRAN THONG. Prefácio. In: WALLON, H. A Criança Turbulenta: estudo sobre os retardamentos e as anomalias do desenvolvimento motor e mental. Tradução de Gentil Avelino Titton. (Coleção Textos Fundantes de Educação) – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. p. 9-39.

WALLON, H. As Origens do Caráter na Criança: os prelúdios do sentimento de personalidade. Tradução de Pedro da Silva Dantas. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1971.

__________. Psicologia e educação da criança. Lisboa: Veja, 1979.

___________ A Criança Turbulenta: estudo sobre os retardamentos e as anomalias do desenvolvimento motor e mental. Tradução de Gentil Avelino Titton. (Coleção Textos Fundantes de Educação) – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

ZUCOLOTO, Patrícia Carla Silva do Vale. O médico higienista na escola: as origens históricas da medicalização do fracasso escolar. Revista brasileira crescimento desenvolimento humano, abr. 2007, vol.17, no.1, p.136-145. rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Petroni, A. P., Andrada, P. C., & Souza, V. L. T. (2017). <strong>Algumas Considerações sobre a Teoria de Henri Wallon e suas Contribuiçoes para a Educação<strong>. MOMENTUM, 1(6), 127–140. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/87

Edição

Seção

Artigos