A Arquitetura Escolar como elemento de inovação no processo de Ensino Aprendizagem: Uma abordagem Externalista dos espaços de Educação Infantil

Autores

  • Beatriz Pacheco Unifaat

DOI:

https://doi.org/10.60035/1678-0795.momentum-v2n21-473

Resumo

Este trabalho aborda o ambiente escolar sob a perspectiva da educação contemporânea e da filosofia externatista de Varela, enfocando os conceitos de Corporificação e Enação. Explora a tipologia da arquitetura escolar em diferentes abordagens pedagógicas, como Waldorf, Montessoriana e Freiriana. Propõe uma abordagem inovadora para os espaços de Educação Infantil, combinando adaptabilidade e dinamismo com princípios de sustentabilidade (de Brundtland). O objetivo é fornecer direcionamentos para futuros projetos arquitetônicos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Pacheco, B. (2023). A Arquitetura Escolar como elemento de inovação no processo de Ensino Aprendizagem: Uma abordagem Externalista dos espaços de Educação Infantil. MOMENTUM, 2(21). https://doi.org/10.60035/1678-0795.momentum-v2n21-473

Edição

Seção

Artigos