A Arquitetura Escolar como elemento de inovação no processo de Ensino Aprendizagem: Uma abordagem Externalista dos espaços de Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.60035/1678-0795.momentum-v2n21-473Resumo
Este trabalho aborda o ambiente escolar sob a perspectiva da educação contemporânea e da filosofia externatista de Varela, enfocando os conceitos de Corporificação e Enação. Explora a tipologia da arquitetura escolar em diferentes abordagens pedagógicas, como Waldorf, Montessoriana e Freiriana. Propõe uma abordagem inovadora para os espaços de Educação Infantil, combinando adaptabilidade e dinamismo com princípios de sustentabilidade (de Brundtland). O objetivo é fornecer direcionamentos para futuros projetos arquitetônicos escolares.
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Publicado
2023-12-29
Como Citar
Pacheco, B. (2023). A Arquitetura Escolar como elemento de inovação no processo de Ensino Aprendizagem: Uma abordagem Externalista dos espaços de Educação Infantil. MOMENTUM, 2(21). https://doi.org/10.60035/1678-0795.momentum-v2n21-473
Edição
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