<strong>O Consumo sob os Prismas Econômico e Psicológico</strong>

Autores

  • João Carlos Silva

Palavras-chave:

Consumo, Demanda, Economia, Dívida, Patologia

Resumo

O presente trabalho visa, em primeiro lugar, correlacionar o consumo pessoal com as eventuais dívidas por ele provocadas. Em segundo plano, definir os diversos tipos de devedores, focando particularmente o caráter patológico de alguns consumidores. Por fim, relacionar alguns prováveis fatores de elevação nos níveis de consumo que favorecem o comprador compulsivo a se endividar de maneira desregrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANEFAC – boletim de setembro/2011 <http://www.anefac.com. br/pesquisajuros/2011/agosto2011.pdf> Acesso em: 12 de setembro de 2011.

Neurogênese é o processo de formação de novos neurônios no cérebro. Acreditava-se que a neurogênese ocorresse apenas no desenvolvimento do cérebro e não que ela continuasse durante toda a vida. Estudos feitos recentemente concluiram que a neurogénese ocorre continuamente ao longo da vida de um indivíduo.

faat



BANCO CENTRAL DO BRASIL – circular número 3512 de 25/11/2010 <https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalhar Normativo.do?N=110099472&method=detalharNormativo> Acesso em: 05 de dezembro de 2011.

BROWN, Ellis Wayne. Reflexões solitárias, questões solidárias. Atibaia: Faat, 2003.

BUONOMANO, Dean. O Cérebro imperfeito – Como as limitações de cérebro condicionam a nossa vida, Elsevier, 2011.

COBRA, Marcos Henrique Nogueira - Marketing básico: uma perspectiva brasileira – 4 ed. – São Paulo: Atlas, 1997.

COPOM Banco Central do Brasil – <http://www.bcb.gov. br/?copom94> Acesso em: 05 de setembro de 2011.

ECONOMIA.ig.com.br <http://economia.ig.com.br/empresas/ comercioservicos/comercioeletronicodevecrescer3 0efaturarr20biem2011/n1238184906202.html> Acesso em: 11 de setembro de 2011.

EINSTEIN, Albert. Por que Socialismo? Monthly Review, may, 1949.

FROYEN, Richard T. Macroeconomia. São Paulo: Saraiva, 1999.

IBGE Taxa de ocupação de 2002 a julho de 2011 <http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?vcodigo=PE63&t=taxa-de-ocupacao> Acesso em: 05 de setembro de 2011.

LEFTWICH, Richard H. O sistema de preços e a alocação de recursos. 8 ed. São Paulo: Pioneira, 1994.

KARSAKLIAN, Elaine. Comportamento do consumidor, 2 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

KEYNES, J. M. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Atlas, 1982.

KLIKSBERG, Bernardo. Más ética, más desarrollo, 6. ed. Buenos Aires: Temas, 2006.

KOTLER, Philip - Administração de Marketing: análise, planejamento e controle. São Paulo: Atlas, 1981.

MONTORO FILHO, André F. et al 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.

PESQUISA CNC, endividamento e inadimplência do consumidor, 2011, Brasília: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. <http://www.cnc.org.br/sites/default/files/arquivos/analise_peic_agosto_2011.pdf> Acesso em: 04 de setembro de 2011.

ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à Economia – 19. ed. – São Paulo: Atlas, 2002.

SAMUELSON, P.A.et.al. Economia, 12. ed. – MacGraw-Hill de Portugal Ltda, 1988.

WESELLS, Walter. Economia. São Paulo: Saraiva, 1998.

Downloads

Publicado

2017-06-27

Como Citar

Silva, J. C. (2017). <strong>O Consumo sob os Prismas Econômico e Psicológico</strong>. MOMENTUM, 1(10,), 13–30. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/47

Edição

Seção

Artigos