O desempenho dos graduados do ensino superior no desenvolvimento das comunidades locais na província de Niassa, Moçambique

Autores

  • Agostinho Rosário Teimoso Universidade Rovuma - Extensão de Niassa
  • José Marcelo Ánica Universidade Rovuma-Extensão de Niassa
  • Mateus Lourenço André Universidade Rovuma-Extensão de Niassa
  • Francisco Gonçalves Nhachungue Universidade Rovuma-Extensao de Niassa

DOI:

https://doi.org/10.60035/1678-0795.momentum-v2n21-467

Resumo

O ensino superior é um dos subsistemas do Sistema Nacional de Educação de Moçambique, cujas valências influenciam no desenvolvimento das comunidades locais no país. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho dos graduados do ensino superior no desenvolvimento das comunidades locais. Deste modo, optou-se por uma abordagem qualitativa. Para a recolha de dados, recorreu-se às técnicas de observação direta e entrevista a três graduados do ensino superior, sendo dois do curso de Agropecuária e um do curso de Extensão Rural das Universidades Rovuma e Lúrio, respectivamente. O tratamento de dados foi feito com base na triangulação de dados, mesclando a análise de conteúdos e discurso. Os graduados do ensino superior prestam um contributo significativo no desenvolvimento das comunidades locais, demonstrando que os conhecimentos obtidos nas IES estão ao alcance das necessidades da comunidade, apesar das adversidades associadas à falta de incentivos e programas promocionais provenientes das Instituições de Ensino Superior e dos outros atores, como o Estado, ONGs e parceiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agostinho Rosário Teimoso, Universidade Rovuma - Extensão de Niassa

Mestrando em Avaliação Educacional na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa. Licenciado em Ensino de Química pela Universidade Pedagógica Delegação de Niassa. Docente na Escola Secundária Geral de Mandimba. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Contextualização no Ensino (NUPECE)

José Marcelo Ánica, Universidade Rovuma-Extensão de Niassa

Mestrando em Avaliação Educacional na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa. Licenciado em Ensino de História pela Delegação de Niassa. Docente na Escola Secundária Geral de Muchenga. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Contextualização no Ensino (NUPECE)

Mateus Lourenço André, Universidade Rovuma-Extensão de Niassa

Mestrando em Avaliação Educacional na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa. Licenciado em Ensino de Direcção e Gestão Educacional pela Universidade Católica de Moçambique pela Faculdade de Educação e Comunicação de Nampula. Formador do Instituto Industrial e Comercial Ngungunhane. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Contextualização no Ensino (NUPECE)

Francisco Gonçalves Nhachungue, Universidade Rovuma-Extensao de Niassa

Doutor em Energia e Meio Ambiente pela UP-Moçambique. Coordenador do Curso de Mestrado em Gestão Ambiental. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação no Departamento de Geociência da Universidade Rovuma-Extensão de Niassa. Coordenador e membro do GEAPAS-Grupo de Estudos em Avaliação da Percepção Ambiental e Social do Departamento de Geociências

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Teimoso, A. R., Ánica, J. M., André, M. L., & Nhachungue, F. G. (2023). O desempenho dos graduados do ensino superior no desenvolvimento das comunidades locais na província de Niassa, Moçambique . MOMENTUM, 2(21). https://doi.org/10.60035/1678-0795.momentum-v2n21-467

Edição

Seção

Artigos