OFICINAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO DIREITO HUMANO: UMA PARCERIA COM A REDE MUNICIPAL DE BARBACENA

Autores

  • Marli Amélia Lucas de Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia- campus Barbacena https://orcid.org/0000-0001-6423-6256
  • Maria de Lourdes de Assis Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- Campus Barbacena
  • Deise da Silva Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- Campus Barbacena
  • Krisnan Ketrin Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- Campus Barbacena
  • André Lucas Pereira Rede particular de ensino

DOI:

https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v20n20-404

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência de um projeto de extensão que teve por objetivo geral realizar oficinas pedagógicas por meio do Google Meet com os professores da educação básica e estudantes de cursos de licenciatura do IF Sudeste MG – campus Barbacena, tendo como tema a Educação Inclusiva como direito humano. O presente projeto foi desenvolvido em parceria com professores e profissionais da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Foram realizadas dez oficinas on-line, com duração de uma hora, ao longo dos meses de setembro, outubro e novembro do ano de 2021. Entende-se que a realização de oficinas pedagógicas teve papel fundamental para a formação inicial dos estudantes dos cursos de licenciatura e para a formação continuada de professores das escolas públicas e ao mesmo tempo ampliou o interesse e o conhecimento sobre o tema em questão.  A realização das oficinas pedagógicas pretendeu contribuir para ações que tenham como pressuposto a partilha de perspectivas sobre como trabalhar para que a escola pública seja de fato inclusiva.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Oficinas Pedagógicas. Formação Inicial e Continuada.

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Biografia do Autor

Marli Amélia Lucas de Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia- campus Barbacena

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP, Professora Adjunta no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG), Campus Barbacena

Maria de Lourdes de Assis Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- Campus Barbacena

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Deise da Silva Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- Campus Barbacena

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Krisnan Ketrin Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- Campus Barbacena

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

André Lucas Pereira, Rede particular de ensino

Licenciado em História e docente na rede particular nos municípios de Atibaia e Jarinu.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

de Oliveira, M. A. L., de Lourdes de Assis Santos, M., da Silva Carvalho, D., Ketrin Pereira, K., & Lucas Pereira, A. (2022). OFICINAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO DIREITO HUMANO: UMA PARCERIA COM A REDE MUNICIPAL DE BARBACENA. MOMENTUM, 20(20). https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v20n20-404