OFICINAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO DIREITO HUMANO: UMA PARCERIA COM A REDE MUNICIPAL DE BARBACENA
DOI:
https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v20n20-404Resumo
Este trabalho é um relato de experiência de um projeto de extensão que teve por objetivo geral realizar oficinas pedagógicas por meio do Google Meet com os professores da educação básica e estudantes de cursos de licenciatura do IF Sudeste MG – campus Barbacena, tendo como tema a Educação Inclusiva como direito humano. O presente projeto foi desenvolvido em parceria com professores e profissionais da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Foram realizadas dez oficinas on-line, com duração de uma hora, ao longo dos meses de setembro, outubro e novembro do ano de 2021. Entende-se que a realização de oficinas pedagógicas teve papel fundamental para a formação inicial dos estudantes dos cursos de licenciatura e para a formação continuada de professores das escolas públicas e ao mesmo tempo ampliou o interesse e o conhecimento sobre o tema em questão. A realização das oficinas pedagógicas pretendeu contribuir para ações que tenham como pressuposto a partilha de perspectivas sobre como trabalhar para que a escola pública seja de fato inclusiva.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Oficinas Pedagógicas. Formação Inicial e Continuada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).