MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO DAS COMUNIDADES NA GESTÃO DA RESERVA ESPECIAL DO NIASSA

Autores

  • Francisco Gonçalves Nhachungue Universidade Rovuma- Extensão de Niassa, Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v20n20-368

Resumo

A participação das comunidades locais em ações de gestão das áreas de conservação constitui fator determinante para o sucesso dos objetivos almejados. Este artigo procura perceber os mecanismos adotados na Reserva Especial do Niassa visando à participação comunitária no processo de gestão dos recursos naturais, no distrito de Mecula. E, especificamente: i) caracterizar os mecanismos de participação comunitária na gestão de recursos naturais em áreas de conservação da biodiversidade; ii) descrever os conhecimentos das comunidades locais sobre os mecanismos da sua participação na gestão dos recursos naturais e; iii) sugerir medidas de garantia do desempenho dos mecanismos de participação das comunidades locais. Os resultados mostram que as comunidades participam na gestão através da sua inserção em comitês locais de gestão dos recursos naturais. E conclui-se que o funcionamento desses órgãos comunitários enfrenta enormes desafios para a sua eficiência e eficácia.

Palavras-chave: Mecanismos. Participação. Comunidades.       

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Gonçalves Nhachungue, Universidade Rovuma- Extensão de Niassa, Moçambique

Licenciado em Ensino de Geografia na Universidade Pedagógica da Beira-Moçambique

Mestre em Educação/Ensino de Geografia na Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique

Doutorando em Energia e Meio Ambiente na Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique, tendo estagiado na Universidade Estadual de Campinas.

Sua pesquisa: Avaliação da percepção ambiental sobre o modelo de gestão da Reserva Nacional do Niassa, em Moçambique: Estudo de caso das localidades de Lugenda e Mecula-Sede.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Nhachungue, F. G. (2022). MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO DAS COMUNIDADES NA GESTÃO DA RESERVA ESPECIAL DO NIASSA. MOMENTUM, 20(20). https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v20n20-368