A CRISE DA ESCOLA TRADICIONAL: REVISITANDO JUAN TEDESCO

Autori

  • Gilvan Elias Pereira

DOI:

https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v20n20-362

Abstract

Este ensaio tem por objetivo retomar reflexões propostas pelo sociólogo argentino Juan Carlos Tedesco em seu livro “O novo pacto educativo”, em particular no capítulo 2 – “A crise do sistema tradicional” –, trazendo, para tanto, algumas de suas ideias para o cenário atual, com destaque para a questão da quebra do monopólio da escola enquanto agência de saber e da questão referente ao déficit de socialização vivido pela sociedade atual em face das dificuldades de agentes socializadores, em especial a escola e a família, diante de uma realidade de incertezas e abundância de tecnologias de conhecimento e interação social. Ao final ficam em aberto para novas discussões os desafios da escola em um mundo de incertezas, não como uma fase passageira, mas como uma característica inerente à sociedade atual, o que envolve repensar o conceito de coesão social usado por Tedesco com base em Emile Durkheim.

Palavras-chave: Escola moderna. Coesão social. Déficit de socialização.

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Pubblicato

2022-12-29

Come citare

Pereira, G. E. (2022). A CRISE DA ESCOLA TRADICIONAL: REVISITANDO JUAN TEDESCO. MOMENTUM, 20(20). https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v20n20-362