PSICANÁLISE E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Vívian Guimarães Carvalho UNIFAAT
  • Rafael da Nova Favarin Centro Universitário UNIFAAT

DOI:

https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v20n20-359

Resumo

O presente trabalho assumiu como objetivo geral investigar como a psicanálise pode contribuir com crianças com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e de orientação psicanalítica. Procurou-se compreender o histórico do TEA como uma nosologia médica e, especialmente, psicanalítica, além de descrever conceitos oriundos da clínica psicanalítica e sua contribuição para a emergência do sujeito em crianças com TEA. Como resultados, observou-se que atualmente a concepção que tem como enfoque a constituição do sujeito parte do princípio em que há diferenças entre os diagnósticos de psicose e TEA. Dentro do campo psicanalítico, assume-se a escola como um ambiente privilegiado. Concluiu-se que a emergência do sujeito se daria através da linguagem e da cultura, com importante participação do ambiente escolar.

Palavras-chave: Psicanálise. Autismo. Inclusão.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Guimarães Carvalho, V., & Favarin, R. da N. . (2022). PSICANÁLISE E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR. MOMENTUM, 20(20). https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v20n20-359