O DESENVOLVIMENTO SOCIOAFETIVO VOLTADO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES UM ESTUDO COM AS COLABORADORAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v19n19-332Resumo
Este artigo relata a implantação de um projeto social que teve por finalidade analisar a constituição de habilidades e competências de um grupo de dez colaboradoras da equipe de limpeza de uma Instituição de Ensino Superior. O grupo iniciou-se em 2016, sendo mediado,
desde seu início, por um aluno do curso de graduação em Psicologia, hoje formado. Os encontros tinham duração de meia hora cada um, de segunda a sexta-feira. Durante esses encontros foram trabalhados temas da língua portuguesa e matemática, filmes, vídeos, imagens
e dinâmicas de grupo objetivando o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo das participantes, e para avaliar o nível de progresso foi aplicado um questionário aberto com onze perguntas visando à investigação qualitativa dos avanços da pesquisa. Os resultados apontam que houve um incremento das competências cognitivas e socioafetivas, contribuindo para o aumento do
repertório comportamental e da sua civilidade. Para efeito deste artigo os ganhos obtidos pelas integrantes do grupo em relação a autoestima, realização pessoal, tudo empatia, interação e assertividade são apresentados.
Como referenciar este artigo:
TRICOLI, Taian Felipe Pinto Puzoni; ANDRADA, Paula Costa de. O desenvolvimento socioafetivo voltado para o processo de aprendizagem, competências e habilidades um estudo com as colaboradoras de uma instituição de ensino superior. Momentum, Atibaia, v. 19, n. 19, p. 86-103, 2021. Disponível em: https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/332/226
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