A escola como espaço de formação docente: reflexões a partir de experiências iniciais ocorridas no programa de residência pedagógica

Autores

  • Gilvan Elias Pereira
  • Gabriela de Lima Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v18n18-277

Resumo

O exercício da docência procede de um percurso formativo inicial que, nas práticas de estágio, possibilita o diálogo entre teoria e prática, promovendo momentos de reflexão através de uma aproximação com a realidade escolar. Entretanto, embora consideradas suas fundamentações teóricas, as experiências de estágio expressam inúmeras contradições quando concretizadas no real. Neste trabalho, pretendeu-se apreender e analisar algumas destas contradições com base em reflexões realizadas a partir de relatos de estudantes de cursos de Pedagogia, Letras e Artes Visuais sobre suas experiências iniciais ocorridas no Programa de Residência Pedagógica em diferentes escolas de educação básica situadas em Atibaia e região. O embasamento teórico pautou-se em Tardif (2004), Imbernón (2006), Perrenoud (2002), Pimenta (2012) e outros autores que trabalham com análises voltadas para a compreensão da formação e atuação do professor em seu ambiente prático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-27

Como Citar

Pereira, G. E., & Barbosa, G. de L. (2020). A escola como espaço de formação docente: reflexões a partir de experiências iniciais ocorridas no programa de residência pedagógica. MOMENTUM, 18(18). https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v18n18-277

Edição

Seção

Artigos