A escola como espaço de formação docente: reflexões a partir de experiências iniciais ocorridas no programa de residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v18n18-277Resumo
O exercício da docência procede de um percurso formativo inicial que, nas práticas de estágio, possibilita o diálogo entre teoria e prática, promovendo momentos de reflexão através de uma aproximação com a realidade escolar. Entretanto, embora consideradas suas fundamentações teóricas, as experiências de estágio expressam inúmeras contradições quando concretizadas no real. Neste trabalho, pretendeu-se apreender e analisar algumas destas contradições com base em reflexões realizadas a partir de relatos de estudantes de cursos de Pedagogia, Letras e Artes Visuais sobre suas experiências iniciais ocorridas no Programa de Residência Pedagógica em diferentes escolas de educação básica situadas em Atibaia e região. O embasamento teórico pautou-se em Tardif (2004), Imbernón (2006), Perrenoud (2002), Pimenta (2012) e outros autores que trabalham com análises voltadas para a compreensão da formação e atuação do professor em seu ambiente prático.
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