<strong>Participação no Projeto Bolsa Alfabetização: A Possibilidade de Articulação entre Universidade e Escola<strong>

Autores

  • Marli Lucas Pereira
  • Marli Dalmazo André
  • Marisa Garcia

Palavras-chave:

Projeto Bolsa Alfabetização, Articulação universidade e escola, Saberes.

Resumo

A presente pesquisa, recorte da tese de doutorado da primeira autora, objetivou identificar os saberes necessários para atender às demandas da participação no Projeto Bolsa Alfabetização de professoras regentes (da escola), professoras orientadoras (da universidade) e alunas pesquisadoras (estudantes do curso de Pedagogia). A abordagem da pesquisa foi qualitativa e teve o grupo de discussão e a entrevista semiestruturada como procedimentos de coleta de dados. Compreende-se, por tudo o que foi ouvido dos participantes desta pesquisa, que o Projeto Bolsa Alfabetização corrobora com a ideia de formação docente no que se refere à defesa de uma formação profissional voltada para o contexto escolar, numa perspectiva de trabalho colaborativo. Pode-se dizer que o Projeto Bolsa Alfabetização é valorizado pelos participantes desta pesquisa, visto que os depoimentos são positivos em sua maioria e possibilita a articulação entre a universidade e a escola na formação inicial do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARATANGY, Claudia R.; VASCONCELOS, Rosalina S. R. de. Ler e Escrever: guia de planejamento e orientações didáticas: professor alfabetizador 2º ano. São Paulo: FDE, 2012.

BORGES, Cecília O Professor da Educação Básica e seus Saberes profissionais. Araraquara: JM editora, 2004.

NOVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009

SÃO PAULO. Decreto n. 51.627, de 1º de março de 2007. Institui o Programa Bolsa Formação – Escola Púbica-Universidade. Diário Oficial do Estado. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 2007.

SÃO PAULO. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização. Regulamento, 2012.

SÃO PAULO. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização. Regulamento, 2013.

TARDIF, Maurice. O Que é o Saber da Experiência no Ensino? In: ENS, Romilda A., Ramos, Dilmeire S., BEHRENS, Marilda A. Trabalho do Professor e Saberes Docentes. Curitiba: Vhampagnat (Coleção Educação: teoria e prática; 10), 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente, Teoria e Educação, n.4, p. 215-233, 1991.

VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a Ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.

Downloads

Publicado

2017-06-16

Como Citar

Pereira, M. L., André, M. D., & Garcia, M. (2017). <strong>Participação no Projeto Bolsa Alfabetização: A Possibilidade de Articulação entre Universidade e Escola<strong>. MOMENTUM, 1(13), 101–122. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/19

Edição

Seção

Artigos