<strong>O COMPUTADOR ALÉM DA CAIXA PRETA: OS CONHECIMENTOS TÉCNICOS DO PROFESSOR, NA MODALIDADE EAD, ACERCA DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO<strong>
Palavras-chave:
Caixa-Preta, Computador, . Flusser, EaD, Professor.Resumo
Conhecer as potencialidades (e os limites) das ferramentas tecnológicas presentes no processo de interação nos cursos mediados pelo computador são objetivos fundamentais para a execução do processo educativo. Nesse sentido, o mote do presente artigo é a ideia flusseriana e sua “Filosofia da caixa preta”, expandindo-a para compreender os conhecimentos técnicos (acerca do potencial pedagógico do computador e suas interfaces) dos professores que atuam na modalidade EaD e como estes conhecimentos interferem, na medida que são necessários, para que haja o objetivo macro do processo educativo, na aprendizagem do educando.
Downloads
Referências
BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. 5.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008 (Coleção educação contemporânea).
BELLONI, Maria Luiza. BÉVORT, Evelyne. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302009000400008&script=sci_arttext >. Acesso em: 24 jul.2015.
DOTTA. Silvia (org.) Aulas virtuais síncronas: condução de webconferência multimodal e multimídia em Educação a Distância. Santo André, Editora da UFABC, 2014. (Coleção inteira).
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. 1985.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. Por uma filosofia do design e da comunicação. (Org. Rafael Cardoso; trad. Raquel Abi-Sâmara). São Paulo: COSAC NAIFY, 222p. 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
HOUAISS, A, Villar M de S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro, Objetiva, 2012.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Editora Cultrix, 1964.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos. Novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Papirus, 2007.
PERRENOUD, P. L’. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. Disponível em:< http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf Acesso em: 01 ago.2015.
SOUSA, RP., MIOTA, FMCSC., CARVALHO, ABG., (Org.) Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. ISBN 978-85-7879-065-3. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>. Acesso em: 01 jul.2015.
TÉBAR, Lorenzo. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. São Paulo: Editora SENAC, 2011.
TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na relação de distância em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora SENAC, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).