<strong>O COMPUTADOR ALÉM DA CAIXA PRETA: OS CONHECIMENTOS TÉCNICOS DO PROFESSOR, NA MODALIDADE EAD, ACERCA DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO<strong>

Autores

  • Fabiana Silva Santos

Palavras-chave:

Caixa-Preta, Computador, . Flusser, EaD, Professor.

Resumo

Conhecer as potencialidades (e os limites) das ferramentas tecnológicas presentes no processo de interação nos cursos mediados pelo computador são objetivos fundamentais para a execução do processo educativo. Nesse sentido, o mote do presente artigo é a ideia flusseriana e sua “Filosofia da caixa preta”, expandindo-a para compreender os conhecimentos técnicos (acerca do potencial pedagógico do computador e suas interfaces) dos professores que atuam na modalidade EaD e como estes conhecimentos interferem, na medida que são necessários, para que haja o objetivo macro do processo educativo, na aprendizagem do educando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. 5.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008 (Coleção educação contemporânea).

BELLONI, Maria Luiza. BÉVORT, Evelyne. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302009000400008&script=sci_arttext >. Acesso em: 24 jul.2015.

DOTTA. Silvia (org.) Aulas virtuais síncronas: condução de webconferência multimodal e multimídia em Educação a Distância. Santo André, Editora da UFABC, 2014. (Coleção inteira).

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. 1985.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. Por uma filosofia do design e da comunicação. (Org. Rafael Cardoso; trad. Raquel Abi-Sâmara). São Paulo: COSAC NAIFY, 222p. 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

HOUAISS, A, Villar M de S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro, Objetiva, 2012.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Editora Cultrix, 1964.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos. Novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Papirus, 2007.

PERRENOUD, P. L’. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. Disponível em:< http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf Acesso em: 01 ago.2015.

SOUSA, RP., MIOTA, FMCSC., CARVALHO, ABG., (Org.) Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. ISBN 978-85-7879-065-3. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>. Acesso em: 01 jul.2015.

TÉBAR, Lorenzo. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. São Paulo: Editora SENAC, 2011.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na relação de distância em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora SENAC, 2010.

Downloads

Publicado

2018-04-23

Como Citar

Santos, F. S. (2018). <strong>O COMPUTADOR ALÉM DA CAIXA PRETA: OS CONHECIMENTOS TÉCNICOS DO PROFESSOR, NA MODALIDADE EAD, ACERCA DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO<strong>. MOMENTUM, 1(15). Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/175

Edição

Seção

Artigos