<strong>Concepções de Curriculo por estudantes do Curso de pedagogia1 </strong>

Autores

  • Marli Amélia Lucas Pereira
  • André Lucas Pereira

Palavras-chave:

Formação do professor, Currículo, Pedagogia.

Resumo

O presente trabalho busca reunir dados referentes a concepção de currículo de estudantes do segundo ano do curso de Pedagogia de uma faculdade particular do interior do estado de São Paulo, mais especificamente, na disciplina Currículos e Áreas do Conhecimento. Objetivamos analisar, as concepções dos participantes. No primeiro dia de aula propusemos a seguinte atividade aos estudantes da disciplina: “complete a frase: o que entendo por currículo?” No primeiro semestre de 2009 estavam presentes 70 estudantes e no primeiro semestre de 2010 estavam presentes 55 estudantes, perfazendo um total de 125 participantes. A atividade consistiu em uma escrita livre. Os dados obtidos foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Na turma do primeiro semestre de 2009 ganha força a compreensão de que currículo é uma apresentação pessoal detalhando as habilidades com 66% das respostas. Na turma de 2010 a maioria, ou seja, 43,64% dos estudantes compreendem que currículo é planejamento escolar, organização do conteúdo.  Entendemos que a discussão sobre currículo, no processo de formação do professor, deve levar em consideração a visão de mundo construída socialmente, o repensar sobre as práticas pedagógicas, a função social da docência que pode contribuir para a construção da identidade profissional do futuro professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Patrícia C. A. de. Os saberes necessários à docência no contexto das reformas para a formação de professores: o caso da Psicologia da Educação. (Doutorado- Programa de Pós Graduação em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2005.

ARROYO, Miguel G. Indagações sobre Currículo: Educandos e Educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

DUBAR, Claude. A Socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

GOODSON, Ivor F. As Políticas de Currículo e de Escolarização. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

MOREIRA, Antonio F. B.; CANDAU, Vera M. Indagações sobre Currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SACRISTÁN, J. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Downloads

Publicado

2017-06-27

Como Citar

Pereira, M. A. L., & Pereira, A. L. (2017). <strong>Concepções de Curriculo por estudantes do Curso de pedagogia1 </strong>. MOMENTUM, 1(10,), 59–70. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/111

Edição

Seção

Artigos