<strong>Concepções de Curriculo por estudantes do Curso de pedagogia1 </strong>
Palavras-chave:
Formação do professor, Currículo, Pedagogia.Resumo
O presente trabalho busca reunir dados referentes a concepção de currículo de estudantes do segundo ano do curso de Pedagogia de uma faculdade particular do interior do estado de São Paulo, mais especificamente, na disciplina Currículos e Áreas do Conhecimento. Objetivamos analisar, as concepções dos participantes. No primeiro dia de aula propusemos a seguinte atividade aos estudantes da disciplina: “complete a frase: o que entendo por currículo?” No primeiro semestre de 2009 estavam presentes 70 estudantes e no primeiro semestre de 2010 estavam presentes 55 estudantes, perfazendo um total de 125 participantes. A atividade consistiu em uma escrita livre. Os dados obtidos foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Na turma do primeiro semestre de 2009 ganha força a compreensão de que currículo é uma apresentação pessoal detalhando as habilidades com 66% das respostas. Na turma de 2010 a maioria, ou seja, 43,64% dos estudantes compreendem que currículo é planejamento escolar, organização do conteúdo. Entendemos que a discussão sobre currículo, no processo de formação do professor, deve levar em consideração a visão de mundo construída socialmente, o repensar sobre as práticas pedagógicas, a função social da docência que pode contribuir para a construção da identidade profissional do futuro professor.Downloads
Referências
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