v. 1 n. 13 (2015): Momentum

Capa frente - Revista FAAT vol 13

É com muito prazer que anunciamos outro número da revista MOMENTUM.

A revista abre com o artigo A Circulação de Moedas Metálicas no Brasil, de João Carlos da Silva, tratando de um assunto intrigante: o quanto a retenção de moedas metálicas (guardadas em casa nos “cofrinhos”, por exemplo) afeta a economia como um todo.

O professor Tiago de Melo Gomes, no artigo Historiografia e Ensino de História: o Caso dos Livros Didáticos, apresenta como as principais linhas historiográficas são abordadas nos livros didáticos de História no Brasil.

Já o artigo Autorregulação da Aprendizagem no Ensino de Matemática via Dispositivos Móveis: Resultados Iniciais, de Marcos de Toledo Benassi, Ana Paula Basqueira e de Roberta Gurgel Azzi, procura avaliar a influência, nos processos autorregulatórios dos alunos, da utilização de um aplicativo para ensino do Teorema de Pitágoras, cuja construção levou em conta as sugestões essenciais da literatura acerca da Autorregulação.

No artigo Linguagem, Discurso e Texto: Reflexões Teóricas, seu autor, João Hilton Sayeg de Siqueira, realiza um estudo especulativo sobre linguagem, discurso e texto, apoiado em várias vertentes teóricas.

Participação no Projeto Bolsa Alfabetização: a Possibilidade de Articulação entre Universidade e Escola, de Marli Amélia Lucas Pereira, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André e Marisa Garcia, nos apresenta uma interessante reflexão sobre a identificação dos saberes necessários para atender às demandas da participação no Projeto Bolsa Alfabetização de professoras regentes (da escola), das professoras orientadoras (da universidade) e das alunas pesquisadoras (estudantes do curso de Pedagogia).

Resultado da Iniciação Científica da FAAT, o artigo A Feminilidade Frente às Problemáticas no Mundo Contemporâneo: Considerações Psicanalíticas sobre a Atenção à Violência Doméstica contra a Mulher, de Geovana Momesso e Maria Cristiane Nali, procura elucidar alguns aspectos da situação feminina na sociedade contemporânea, principalmente no que diz respeito às problemáticas enfrentadas pelas mulheres em condição de violência doméstica.

Apresentando grandes preocupações com um tema imensamente atual, a questão ecológica, o artigo de João Luiz de Moraes Hoefel e Maria Cristina Nali, Estilo de Vida e Construção de seu Viver: Alterações Socioambientais e Qualidade de Vida no Município de Atibaia-SP, demonstra, através das entrevistas realizadas, reflexos de alterações socioambientais no cotidiano e na subjetividade da população, que tem buscado de forma ainda frágil (re)inventar uma condição melhor para viver.

Para encerrar, a professora da FAAT Tamara Critchi de Freitas aborda a influência da literatura inglesa em seu artigo – Origem e Influências da Língua e Literatura Inglesa na Obra de Fernando Pessoa.

Infelizmente, relatamos que um dos conselheiros da revista, que está presente nesta edição com um artigo, Tiago de Melo Gomes, faleceu recentemente. Tiago, historiador e grande amigo, deixa uma lacuna enorme no mundo acadêmico. Dedicamos a presente edição a ele.

Ph.D. Orivaldo Leme Biagi

Publicado: 2017-06-16