<strong>Ensino técnico de nível Médio: dicotomia entre a educação Geral e a Formação técnica</strong>

Publicado
2017-06-12
Palavras-chave: Qualificação profissional, Currículo, Reforma da educação

    Autores

  • Miguel Henrique Russo

Resumo

Este texto é um extrato das reflexões realizadas pelo autor na preparação do minicurso “A agenda do governo para a Educação Profissional de Nível Médio: construção de um novo perfil?”, ministrado na 29ª Reunião Anual da ANPEd, em 2006. Tem como objetivo refletir sobre o significado da reforma da Educação Profissional de Nível Médio, a partir das mudanças introduzidas pelo Decreto n° 5154/2004. Em face dos objetivos adotados, o texto dá ênfase à dimensão normativa/comparativa na qual se recupera o percurso que levou à gênese daquele decreto comparando-o com seu antecessor, o Decreto 2208/97. O recorte aqui feito tem foco nas alternativas de organização da Educação Profissional de Nível Médio em face da sua articulação com o Ensino Médio. Com essa perspectiva o texto destaca como aspectos relevantes para reflexão a intercomplementaridade e a modularização, duas alternativas organizacionais para o desenvolvimento curricular que se apresentam como alternativas para pensar a educação profissional.

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