A falta de clareza do papel do Coordenador Pedagógico e como isso afeta o cotidiano da escola

Maria Emiliana Lima Penteado, Ana Lucia Madsen Gomboeff

Resumo


Neste artigo é apresentada uma análise realizada, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica (PSH), dos relatos de quatro coordenadores pedagógicos (CPs) de escolas públicas da rede municipal de ensino de São Paulo (RMESP). O objetivo geral foi analisar as significações acerca do papel dos CPs, a partir de relatos produzidos por eles que indicavam descompasso com o que eles entendiam ser parte de suas atribuições e o que os outros gestores pensavam ser o papel desses profissionais, a fim de compreender como essa divergência pode afetar o trabalho em equipe e como se reverbera na escola. Os resultados indicaram que aos membros da equipe gestora há falta de clareza do que seria, realmente, o papel do CP, evidenciando aspectos que apontam determinada relação de poder, prejudicial ao trabalho pedagógico em equipe.


Palavras-chave


Coordenador pedagógico. Diretor. Relação de poder.

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DOI: https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v1n17-242

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