A DOCÊNCIA NOS CURSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA: OS SABERES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE TARDIF, GAUTHIER E SHULMAN

Edilson Campos Flores, Marli Lucas Oliveira

Resumo


Neste artigo, temos como objetivo principal analisar a literatura sobre os saberes docentes necessários à prática do professor de cursos de Engenharia, tendo como referencial Tardif, Gauthier e Sulman. No decorrer deste artigo buscamos discutir a necessidade de saberes docentes pedagógicos para a atividade do docente de Engenharia Mecânica. Tratando da formação do docente de Engenharia Mecânica, algumas inquietações podem surgir, como quais os pré-requisitos para o ingresso de um docente de Engenharia Mecânica nas universidades estaduais mais conceituadas de São Paulo? Ou, ainda, quais seriam os saberes docente envolvidos nessa profissão?  O que é necessário saber para ensinar? Que saberes devem ser construídos e aprendidos pelos professores em seu processo de formação iniciada e continuada?  Estes são questionamentos que conduziram a discussão sobre o saber profissional dos professores. Nesse contexto, foi criada a categoria “saber docente”, que permite focalizar as relações dos professores com os saberes que dominam para poder ensinar e aqueles que ensinam, sob uma nova ótica, ou seja, mediadas por e criadoras de saberes práticos, que passam a ser considerados fundamentais para a configuração da identidade e competência profissionais. Entendemos que a profissão docente universitária, assim como qualquer outra profissão, exige saberes e competências específicos. Ser docente universitário exige um compromisso com a ética e responsabilidade social e crítica de cidadão. O docente juntamente com a instituição de ensino deve participar ativamente de todos os momentos da aprendizagem, pois é necessário um trabalho coletivo e reflexivo

Palavras-chave


Ensino Superior; Saberes Docentes; Engenharia Mecânica

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Referências


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