A ATUAÇÃO DE UMA PROFESSORA INICIANTE NA VISÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: O PAPEL DO PROJETO BOLSA ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL

Marli Lucas Oliveira, Maysa Carmo Santos, Natasha Medeiros Oliveira, Djuli Kriczvi Cuchinierk

Resumo


O presente estudo objetivou analisar como uma egressa do curso de Pedagogia e do Projeto Bolsa Alfabetização vivencia os primeiros anos de docência.  Para tanto, no 2º semestre de 2016 foram realizadas em uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada em um município no interior do estado de São Paulo observações de aula de uma professora que participou do Projeto Bolsa Alfabetização durante sua graduação em Pedagogia. As observações de aula, realizadas por duas alunas do curso de Pedagogia, aconteceram ao longo dos meses de setembro, outubro e novembro. Os resultados dessas observações evidenciam que a professora que se deixou observar leva em conta a organização da rotina como ponto importante na relação professor-aluno. No que se refere ao processo de ensino e aprendizagem podem-se perceber as marcas na atuação da professora com relação aos pressupostos teóricos do Projeto Bolsa Alfabetização, uma vez que trabalhou com a leitura e escrita mesmo que seus alunos ainda não leiam convencionalmente. Compreendemos que o professor iniciante enfrenta muitas tarefas e que essas tarefas dizem respeito a conhecer os alunos, o currículo e o contexto escolar. É importante que o mesmo planeje adequadamente o currículo e o ensino. No caso da professora que participou dessa pesquisa podemos reconhecer que a aprendizagem da docência não se encerra na conclusão dos cursos de licenciatura, mas deve prosseguir ao longo da carreira. Essa professora mostra, pela sua atuação, que os pressupostos teóricos do Projeto Bolsa Alfabetização estão ajudando na sua prática no dia a dia na sala de aula e na sua relação com seus alunos.


Palavras-chave


Professor Iniciante; Projeto Bolsa Alfabetização; Formação inicial.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, Marli E.D.A. Inserção Profissional de Egressos de Programas De Iniciação à Docência. Projeto de Pesquisa CNPq, 2015-2017.

ANDRÉ, Marli E.D.A Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 1995.

ARATANGY, Claudia Rosenberg. Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – Professor Alfabetizador – 2º ano, volume 1, 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1999.

BOGDAN, Robert & BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa Em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CANÁRIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. IN: Psicologia da Educação, São Paulo, n. 6, pp.9-27, 1º sem., 1998.

CUNHA, Myrtes Dias da. A Constituição do Professor de Psicologia no Espaço-Tempo da Sala de Aula. Campinas, 1998. (Exame de Qualificação de Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

GATTI, B.A. , BARRETTO, E.S.S., ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas Docentes no Brasil – um estado da arte. Brasília, UNESCO, 2011.

GATTI, B.A e ANDRÉ, M. E. D. A. A Relevância dos Métodos Qualitativos em Educação no Brasil. In WELLER, W. e PFAFF, N. Metodologias de Pesquisa Qualitativa em Educação – Teoria e Prática. Petrópolis, VOZES, 2010, p. 29-39.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. IN: Sísifo. Revista das Ciências da Educação, n.08, p. 7-22, jan/abr 2009.

MARCELO, Carlos. O Professor Iniciante, a Prática Pedagógica e o Sentido da Experiência. IN: Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente, v.3, n.3, p.11-49, ago/dez. 2010.

NOVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PEREIRA, Marli A L. A Articulação entre Universidade e Escola: os Saberes Necessários para Participação no Projeto Bolsa Alfabetização. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2015.

PEREIRA, Marli A L. A mobilização de saberes na formação inicial do professor: a articulação entre instituição de ensino superior e escola pública. In: PEREIRA, Marli A L. (org.) O Projeto Bolsa Alfabetização na Formação Inicial do Professor: relatos de experiência. Itu: Ottoni/FAAT, 2013.

SÃO PAULO. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização. Regulamento 2012.

SÃO PAULO. Decreto n. 51.627, de 1º de março de 2007. Institui o Programa Bolsa Formação – Escola Pública-Universidade. Diário Oficial do Estado. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 2007.

SENATORE, Luciana M.; COMITO, Sandra M. de A. O projeto bolsa alfabetização e a parceria entre professora regente e aluna pesquisadora: o trabalho realizado na escola professor Gabriel da Silva. In: PEREIRA, Marli A L. (org.) O Projeto Bolsa Alfabetização na Formação Inicial do Professor: relatos de experiência. Itu: Ottoni/FAAT, 2013.

TANCREDI, Regina M. S. P. Aprendizagem da Docência e Profissionalização. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a Ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Marli Lucas Oliveira, Maysa Carmo Santos, Natasha Medeiros Oliveira, Djuli Kriczvi Cuchinierk



Centro Universitário UNIFAAT