Autorregulação da Aprendizagem no Ensino de Matemática via Despositivo Móvel: Resultados Iniciais

Marcos Toledo Benassi, Ana Paula Basqueira, Roberta Gurgel Azzi

Resumo


O presente artigo apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa cujo objetivo foi o de avaliar a influência, nos processos autorregulatórios dos alunos, da utilização de um aplicativo para ensino do Teorema de Pitágoras. Participaram da pesquisa um professor e seus 132 alunos distribuídos em quatro turmas de 8º ano. Foram aplicados um questionário de caracterização sociocultural e uma Escala de Autorregulação (IPAA). Os alunos fizeram uso do aplicativo em tablets durante 16 aulas. Os resultados iniciais indicaram que as percepções dos estudantes sobre seus processos de Autorregulação não se mostraram positivamente influenciadas pelas aulas em que se utilizou o aplicativo, em contraste com estudos anteriormente realizados. Destaca-se que os resultados são iniciais e que estudos mais amplos devem ser realizados.

Palavras-chave


Autorregulação da aprendizagem; Uso de tecnologias no ensino; Dispositivos móveis.

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, R.; CROMLEY, J. G. Does Training on Self-Regulated Learning Facilitate Students’ Learning With Hypermedia? Journal of educational psychology, v. 96, n. 3, pp. 523-535, 2004. ISSN 0022-0663. Disponível em: .

AZEVEDO, R.; JACOBSON, M. Advances in scaffolding learning with hypertext and hypermedia: a summary and critical analysis. Educational Technology Research and Development v. 56, n. 1, pp. 93-100, 2008. ISSN 1042-1629. Disponível em: .

BANDURA, A. Social Foundations of Thought and Action. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1986. ISBN: 0-13-815614-X.

BEAUDOIN, L. P.; WINNE, P. H. nStudy: An Internet tool to support learning, collaboration and researching learning strategies. Canadian e-Learning Conference. Vancouver, Canada 2009.

BOEKAERTS, M.; CORNO, L. Self-Regulation in the Classroom: A Perspective on Assessment and Intervention. Applied Psychology An International Review, OXFORD, v. 54, n. 2, pp. 199-231, 2005. ISSN 0269-994X. Disponível em: .

BRASIL, S. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília MEC/SEF: 148 p. 1998.

CEREZO, R.; NÚNEZ, J.C.; ROSÁRIO, P.; VALLE, A.; RODRÍGUEZ, S. BERNARDO, A.B. New media for the promotion of self-regulated learning in higher education. Psicothema, Spain, v. 22, n. 2, pp. 306-315, 2010. ISSN 0214-9915. Disponível em: .

HADWIN, A. F.; OSHIGE, M.; GRESS, C. L.Z.; WINNE, P. H. Innovative ways for using gStudy to orchestrate and research social aspects of self-regulated learning. Computers in Human Behavior, v. 26, n. 5, pp. 794-805, 2010. ISSN 0747-5632. Disponível em: .

NÚÑEZ, J. C.; ROSARIO, P.; VALLEJO, G.; GONZÁLEZ-PIENDA, J. A. A longitudinal assessment of the effectiveness of a school-based mentoring program in middle school. Contemporary Educational Psychology, v. 38, n. 1, pp. 11-21, 1// 2013. ISSN 0361-476X. Disponível em: .

PINTO, R. M. N. As aplicações hipermédia podem promover o sucesso escolar e a autorregulação da aprendizagem? Análise da eficácia de uma aplicação hipermédia. 2014. (Doutorado em Ciências da Educação). Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

POLYDORO, S. A. J.; AZZI, R. G. Autorregulação: aspectos introdutórios. In: BANDURA, A.;AZZI, R. G., et al (Ed.). Teoria Social Cognitiva, Conceitos Básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. pp.149-164.

ROSÁRIO, P.; GONZÁLEZ-PIENDA, J. A. CEREZO, R.; PINTO, R.; FERREIRA, P.; ABILIO, L.; PAIVA, O. Eficacia del programa «(Des)venturas de Testas» para la promoción de un enfoque profundo de estúdio. Psicothema, Spain, v. 22, n. 4, pp. 828-834, 2010. ISSN 0214-9915. Disponível em: .

SHAPIRO, A.; NIEDERHAUSER, D. Learning from hypertext: Research issues and findings. In: JONASSEN, D. H. (Ed.). Handbook of research on educational communications and technology. 2, v.19, 2004. pp. 605-620. ISBN 08873763.

VALLE, A.; CABANACH, S.R.; NÚNEZ, J.C.; GONZÁLEZ-PIENDA, J.A. Metas académicas, estrategias cognitivas y estrategias de autorregulación del estudio. Psicothema, v. 18, n. 2, pp. 165-170, 2006. ISSN 0214-9915. Disponível em: .

ZIMMERMAN, B. J. Investigating Self-Regulation and Motivation: Historical Background, Methodological Developments, and Future Prospects. American Educational Research Journal, Sage CA: Thousand Oaks, CA, v. 45, n. 1, pp. 166-183, 2008. ISSN 0002-8312. Disponível em: .

ZIMMERMAN, B. J.; SCHUNK, D. H. An essential dimension of self-regulated learning. In: SCHUNK, D. e ZIMMERMAN, B. J. (Ed.). Motivation and Self-regulated learning: Theory, Research and applications. New York, NY: Routledge, Taylor & Francis Group, 2008. pp.1-31. ISBN 9780805858983; 0805858989


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Marcos Toledo Benassi, Ana Paula Basqueira, Roberta Gurgel Azzi



Centro Universitário UNIFAAT